Sobre o programa
A engenharia biomédica é uma área em crescente evolução que integra a biologia, medicina e engenharia visando desenvolver sistemas e dispositivos para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecido ao cidadão. Com uma tradição de excelência e um quadro de professores com experiência internacional, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Anhembi Morumbi-PPGEBM, com Mestrado e Doutorado, foi formulado para transformar estudantes em profissionais referências de suas áreas.
O PPGEBM é ofertado nas dependências do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – PIT.
Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.
Click here to enter the English website.

Saiba tudo sobre
Mestrado e Doutorado Acadêmico em Engenharia Biomédica
Programa
Objetivo
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Anhembi Morumbi é de caráter interdisciplinar combinando uma sólida base na área em questão com pesquisa específica em engenharia biomédica. Este programa capacita profissionais para atuarem na interface engenharia-saúde, desenvolvendo novas metodologias, técnicas e sistemas para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças humanas.
Público-alvo
O Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica destina-se à profissionais com diferentes formações, oriundos das áreas da saúde e das ciências exatas.
Estrutura do Programa/Exigências
Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica
Duração Mestrado: 2 anos
Duração Doutorado: 4 anos
Campus: CITÉ/Parque Tecnológico de São José dos Campos
Turno: IntegralMestrado e Doutorado recomendados pela CAPES em março/2017 (Portaria nº 128, MEC, 20/02/2018, DOU de 21/02/2018)
O programa consiste em um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas. No início do programa o estudante seleciona um campo da engenharia biomédica e o professor da pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi responsável pela respectiva área. Em comum acordo com o referido professor, o estudante fará o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Ao final do programa, a tese/dissertação baseada no projeto de pesquisa será analisada por uma banca de especialistas na área visando outorgar o título de mestre ou doutor ao postulante.
Ao longo do programa, os alunos são suportados por uma rede de supervisores experientes que integram o corpo docente. A sua localização no Parque Tecnológico de São José dos Campos permite que o programa ofereça aos estudantes acesso a vários grupos industriais, acadêmicos e governamentais residentes no Parque Tecnológico. O programa mantém também estreitas relações de trabalho com o maior complexo hospitalar da América Latina, a região metropolitana de São Paulo e também do Vale do Paraíba.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
A pesquisa interdisciplinar desenvolvida pelo programa é ofertada em duas áreas de concentração, a saber:
Área de concentração 1 – Sistemas e Procedimentos Terapêuticos: Esta área combina as linhas de pesquisa que visam auxiliar no tratamento de diferentes patologias, desenvolvendo sistemas ópticos, drogas terapêuticas fotoativadas, medicamentos para doenças cardíacas, fitoterápicos, ozônio, ultra-som, entre outros. Inclui também o estudo da biomecânica, equilíbrio e reabilitação, e o desenvolvimento de instrumentação clínica e hospitalar.
Linhas de Pesquisa associadas a esta área:
Biomecânica e Reabilitação: Esta linha de pesquisa agrega projetos voltados para o estudo e determinação das respostas biomecânicas produzidas por diferentes tipos de estímulos, e avaliados utilizando diferentes técnicas de medida. Os projetos também visam determinar disfunções no equilíbrio motor a partir de parâmetros estabilométricos e baropodométricos principalmente em idosos. Além disso, propõe e avalia técnicas e ferramentas voltadas à reabilitação de pessoas acometidas por algum tipo de disfunção.
Instrumentação Hospitalar: Esta linha de pesquisa propõe projetos voltados para o desenvolvimento de novos dispositivos, instrumentos e equipamentos médico-odonto-hospitalares, clínicos, laboratoriais, e de reabilitação, incluindo a otimização da ergonomia e usabilidade desses equipamentos.
Medicina Translacional: Os projetos relacionados à medicina translacional envolvem a transferência do conhecimento adquirido com as ciências básicas para a sua aplicação na prática/clínica e da comunidade. A pesquisa translacional e composta por quatro fases: T1, que transfere o conhecimento da pesquisa pré-clínica para os seres humanos, T2, para os pacientes, T3, para a prática clínica e T4, para a população. O objetivo destas pesquisas é contribuir para todas as fases deste processo com uma abordagem multidisciplinar e multifásica.
Procedimentos Terapêuticos Utilizando Radiação Não-Ionizante: Esta linha reúne projetos que utilizam laseres, LEDs e ultrassom de baixa e média potência para o tratamento de diferentes doenças de maneira minimamente invasiva, utilizando inclusive compostos fotoativos.
Produtos Terapêuticos: Esta linha agrega projetos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos, fotoativados ou não, e de novas técnicas e dispositivos, tais como: tratamento com fitoterápicos, estudo de corantes oxazínicos e porfirínicos (PDT), bem como o uso do ozônio.Produtos Terapêuticos: Esta linha agrega projetos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos, fotoativados ou não, e de novas técnicas e dispositivos, tais como: tratamento com fitoterápicos, estudo de corantes oxazínicos e porfirínicos (PDT), bem como o uso do ozônio.
Area de concentração 2 – Sistemas e Processos para Diagnósticos: Esta área de concentração reúne linhas de pesquisa focadas no desenvolvimento de sistemas e processos, que visam auxiliar na obtenção de informações sobre tecidos biológicos de forma minimamente ou não invasiva, através de espectroscopia óptica, termografia, IA e análise biológica de sinais.
Linhas de Pesquisa associadas à esta área:
Desenvolvimento de Técnicas e sistemas para diagnósticos: Esta linha de pesquisa reúne os projetos que tem como eixo principal o desenvolvimento de técnicas e sistemas ópticos voltados para o diagnóstico de alterações patológicas em tecidos e fluidos biológicos, tais como espectroscopia de fluorescência, refletância difusa e espalhamento Raman. São utilizadas ferramentas matemáticas baseadas em estatística multivariada, tais como análise de componentes principais (PCA), regressão por mínimos quadrados parciais (PLS), e IA.
Ferramentas de Informação em Saúde Pública: A área da Saúde Pública exige o desenvolvimento multidisciplinar de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, bem como desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para a análise de dados e melhoramento de processos, visando tomada de decisão estratégica no uso dos recursos do SUS. Os dados são disponibilizados através de hospitais, secretarias de saúde, Ministério da Saúde, organizações governamentais e não-governamentais, e busca-se avaliar estatisticamente dados destes organismos, desenvolver ferramentas (softwares/IA) para gerenciamento e controle da informação além de tomadas de decisão.
Processamento e Análise de Sinais Biológicos: Nesta linha de pesquisa estão envolvidos projetos com foco em técnicas de processamento de sinais elétricos que permitem obter informação de diagnóstico sobre diversas doenças que acometem o ser humano, particularmente sinais mioelétricos, eletrocardiográficos e eletromiográficos. Objetiva-se estudar doenças músculo-esqueléticas, arritmias, cardioproteção, variabilidade da frequência cardíaca, estudos estes que orientarão na escolha das terapias mais adequadas.
Pós-Doutorado
Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – PDPG
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Anhembi Morumbi, vem convidar profissionais com título de doutor na área de Engenharia Biomédica e correlatas para se candidatar ao presente edital concorrendo à uma vaga de pós-doutorado pelo período de 12 meses para atuar na área temática: Desinfecção de Membrana Amniótica e sua Caracterização por Espectroscopia Óptica e MEV.
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
– PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (para alunos da área de ciências biológicas e saúde).
Docente: LEANDRO PROCOPIO ALVES– PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS EXATAS (para alunos da área de exatas).
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– PROPRIEDADES ÓPTICAS DE TECIDOS BIOLÓGICOS.
Docentes: RENATO AMARO ZANGARO, LANDULFO SILVEIRA JUNIOR– UC CORE: CIÊNCIA E PESQUISA.
Docentes: LÍVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– UC ÁREA: GESTÃO E TECNOLOGIA DA INOVAÇÃO.
Docente: LEANDRO PROCÓPIO ALVES– DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, FITOFÁRMACOS E FOTOFÁRMACOS: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
Disciplinas Optativas
– ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOMÉDICOS
– CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– ELUCIDAÇÃO MOLECULAR POR RMN.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA.
Docentes: LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– ESPECTROSCOPIA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– FIBRAS E CATETERES ÓPTICOS.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA– FUNDAMENTOS DA BIOTECNOLOGIA MÉDICA – P & D & I.
Docentes: LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU, OVIDIU CONSTANTIN BALTATU– HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM INGLÊS.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– INTRODUÇÃO A BIOMECÂNICA.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– LASER DIAGNÓSTICO.
Docentes: LANDULFO SILVEIRA JUNIOR, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– OZÔNIO: TEORIA E APLICAÇÕES.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSÉ DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELO– PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ESPECTROSCOPIA RAMAN.
Docentes: LANDULFO SILVEIRA JUNIOR, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– SENSORES E TRANSDUTORES.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA, LEANDRO PROCOPIO ALVES– TECNOLOGIAS APLICADAS A REABILITAÇÃO E DESEMPENHO ESPORTIVO.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– TERAPIA CELULAR E MOLECULAR.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, LÍVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– TERAPIA FOTODINÂMICA.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– TERMOGRAFIA APLICADA EM SAÚDE.
Docentes: LEANDRO PROCÓPIO ALVES, RENATO AMARO ZÂNGARO– ULTRASSOM: USOS E APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSE DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELODocentes
O corpo docente permanente do Programa em Engenharia Biomédica é composto por 12 docentes doutores, em regime de tempo integral de 40 horas, sendo 7 deles com pós-doutorado no exterior e 1 no Brasil, conforme abaixo explicitado.
Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40Hrs
Formação: Química
Doutorado: Universidade de São Paulo – 2007 / Pós-Doc: University of AARHUS Dinamarca – 2010 – Química Orgânica;Profa. Dra. Adriana Barrinha F. Moretti – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Farmácia e Bioquímica
Doutorado: Universidade Federal de São Paulo – 2005 / Pós-Doc: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – 2010 – Microbiologia;Prof. Dr. Carlos José de Lima – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade do Vale do Paraíba – 2008 – Engenharia Biomédica;Prof. Dr. Egberto Munin – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Física
Doutorado: Universidade Estadual de Campinas – 1994 / Pos-Doc: Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IF-UNICAMP) – 1996 – Física;Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade de São Paulo/FMUSP – 2001 – Medicina;Prof. Dr. Leandro Procópio Alves – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – 2014 – Engenharia Biomédica;Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Melo – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Doutorado: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – 2009 – Ciências Veterinária / Pós-Doc: Universidade Camilo Castelo Branco – 2016 – Engenharia Biomédica;Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Enfermagem
Doutorado: Universidade de São Paulo – 2001 / Pós-Doc: Max-Delbruck Center for Molecular Medicine, Alemanha – 2004 – Fisiologia Geral;Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Eletrônica
Doutorado: The University of Southampton, Inglaterra – 1986 / Pós-Doc: Massachusetts Institute of Technology (MIT) USA – 1995 – Física;Prof. Dr. Osmar Pinto Neto – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Matemática Aplicada e Educação Física
Doutorado: Universidade do Vale do Paraíba – 2007 / Pós-Doc: Texas A&M University, TEXAS A&M – USA – 2009 – Fisiologia Neuromuscular;Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Medicina
Doutorado: Gr.T Popa Universidade de Medicina, Romênia – 1998 / Pós-Doc: Max Delbruck Centrum Fur Molekulare Medizin, Alemanha – 1999 – Fisiologia Médica;Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro – Coordenador do Programa – Currículo Lattes
e-mail: [email protected]
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Université des Sciences et Techiniques du Languedoc, França – 1988 / Pós-Doc: Massachusetts Institute of Technology (MIT) USA – 1995/01 ano/ Engenharia Biomédica.Grupos de Pesquisa
– Espectroscopia Óptica em Sistemas de Diagnóstico Médico-Biomédico
– Medicina Cardiovascular Translacional
– Neurociência e Reabilitação do Parkinson (NRP)
– Ozônio: Usos e Aplicações
– P&D em Medicina Translacional
– Técnicas Diagnósticas e Terapêuticas
Projetos de Pesquisa
Inovação e Tecnologia para o Envelhecimento Saudável – ITES
Descrição: O projeto de inovação conduzido nas Casas do Idoso Norte, Sul, Leste e Centro, em São José dos Campos, tem como objetivo avaliar a condição fisiológica na região plantar de indivíduos idosos. São realizadas medidas de sensibilidade por estesiometria, massa corporal, altura, IMC, temperatura basal, SPO2 e frequência cardíaca a fim de comparar com a resposta a um estímulo controlado produzido através da irradiação no infravermelho próximo. A irradiação funciona como elemento estressor para produzir um desbalanço controlado entre os membros e desta forma, por termografia no infravermelho, interpretar alterações fisiológicas no fluxo sanguíneo. Além da avaliação fisiológica também são coletados dados funcionais empregando tecnologia de ponta como cinemetria 3D utilizando o myoMotion e estabilometria utilizando plataforma de força Medcapteurs. De forma complementar também são realizados os testes Time Up and Go (TUG), índice de Barthel e caminhada de 10 metros, que em conjunto avaliam funções motoras, funcionais, equilíbrio estático e marcha. No período de aproximadamente 10 meses, entre 2023 e 2024 foram avaliados 68 idosos, sendo 33 da casa Leste e 35 da casa Norte.Instrumentação Biomédica/Clínica Hospitalar
Descrição: Este projeto está voltado para o desenvolvimento de novos dispositivos e sistemas opto-eletro-mecânicos e aperfeiçoamento de instrumentos hospitalares e clínicos já existentes, bem como a ergonomia de equipamentos e instrumentos utilizados no ambiente hospitalar e clínico. Também engloba o desenvolvimento de softwares para controle de equipamentos médicos, incorporando novos desenvolvimentos em processamento e análise de sinais biomédicos.Análise Termográfica de Tecidos Biológicos
Descrição: A emissividade de calor de sistemas biológicos pode indicar anomalias deste sistema, e a utilização de termógrafos de alta sensitividade é uma ferramenta bastante indicada para esses diagnósticos. Esta técnica pode diagnosticar desde simples inflamações ósteo-musculares até diferentes tipos de câncer nas fases inicial/intermediária/final. Este projeto visa diagnosticar câncer de mama em estágios iniciais baseado em aquisição de imagens termográficas e interpretação por algoritmos baseados em inteligência computacional.Dispositivos e Técnicas de Reabilitação
Descrição: Processos de reabilitação exigem o desenvolvimento de novos dispositivos e técnicas voltadas para o tratamento de deficiências e incapacidades funcionais, de modo a reduzir o seu impacto na vida pessoal, social e profissional do indivíduo.Sistema Autônomo Portátil de Ozonização – SAPO – Fase 2
Descrição: O PPGEBM-UAM em associação com o Centro de Inovação, Tecnologia e Educação – CITÉ, instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP (www.cite.org.br), está desenvolvendo a Fase II do projeto: Sistema Autonômo Portátil de Ozonio – SAPO, que foi concebido para o tratamento de água contaminada por microorganismos, garantindo a sua total descontaminação. Ele tem a capacidade de tratar 1000 litros de água/dia, e por operar de forma autônoma e com baixíssimo custo, pode ser instalado em regiões remotas sem aporte de energia elétrica. O sistema em função de suas características de autonomia e portabilidade, apresenta impacto de abrangência internacional podendo atender regiões remotas em várias regiões do planeta.Nebulizador de Medicamentos Portátil
Descrição: O nebulizador de medicamentos portátil foi projetado para ser instalado diretamente na cabeça do usuário. Dotado de bateria e um reservatório de líquidos ele pode acompanhar o usuário nos seus deslocamentos diários com autonomia de 4 horas.Ozônio, Ultrassom e Nanopartículas Aplicados à Terapia e Desinfecção
Descrição: O ozônio (molécula triatômica de oxigênio – O3) é um composto gasoso que em contato com biomoléculas libera uma molécula de oxigênio singleto (O2). O O2 é um radical livre que possui alta capacidade oxidativa em biomoléculas, incluindo-se lipídeos, proteínas e derivados. O Ultrassom devido à sua ação mecânica, promove alterações na densidade dos tecidos biológicos possibilitando maior permeabilidade ao fluxo de ozônio alterando assim o efeito obtido. O presente projeto tem como objetivo estudar o comportamento do ozônio em meios biológicos alterado ou não pela ação do ultrassom e caracterizando as alterações induzidas nestes meios. Paralelamente, busca-se também determinar o efeito do ozônio em processos de desinfecção e esterilização de diferentes instrumentos e aparatos odonto-médico-hospitalares.Estudo da Radiação Elétrica e Óptica na Biomodulação Tecidual
Descrição: Este projeto visa determinar parâmetros de irradiação com laseres ou LEDs emitindo radiação na região visível/infravermelho em tecidos biológicos, bem como dos mecanismos de ação associados a esses efeitos, com o objetivo de fornecer uma ferramenta de tratamento de pacientes portadores de processos inflamatórios, e em reparação tecidual e bioestimulação. O efeito da radiação não ionizante será avaliado através da análise histológica, histomorfológica e imunohistoquímica dos tecidos biológicos tratados.Análise do Equilíbrio Utilizando Baropodometria e Estabilometria
Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar o equilíbrio estático e/ou dinâmico em indivíduos portadores ou nãode disfunções que comprometam o controle postural, ou em situações de desequilíbrio postural, utilizando parâmetros Baropodométricos e Estabilométricos. Esta avaliação é importante principalmente para determinar, as oscilações do centro massa para a manutenção do equilíbrio, as correções do eixo do corpo, que conferem ao corpo humano pequenas e constantes oscilações durante a manutenção de uma posição, onde é observado importante papel na distribuição da pressão nas plantas dos pés.Espectroscopia Óptica Aplicada na Quantificação de Analíticos em Sistemas Biológicos, Sistemas Multicomponentes e Identificação Bacteriana
Descrição: Este projeto objetiva a utilização de espectroscopia óptica (Raman, fluorescência e refletância) para a quantificação de analíticos em sistemas biológicos, principalmente urina, sangue e soro, e identificação bacteriana em cultura de microorganismos e fluidos biológicos (urina). Também estão inseridos o desenvolvimento de métodos de quantificação de componentes bioquímicos em fluidos e tecidos biológicos baseado em estatística multivariada (regressão por componentes principais e por mínimos quadrados parciais). Uma das atividades relevantes deste projeto é o desenvolvimento de metodologia para a quantificação de componentes bioquímicos em sistemas multicomponentes, tais como medicamentos, fluidos biológicos, metabolismo de substâncias em órgãos e tecidos biológicos.Projeto DECOLAR
Descrição: Iniciação científica oferecida aos alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de São José dos Campos-SP. Atividades quinzenais desenvolvidas por docentes e discentes ao longo do ano com alunos do ensino fundamental.Correlação do Condicionamento Físico com a Saúde
Descrição: Este projeto tem por finalidade desenvolver novas metodologias e tecnologias para quantificação biomecânica de movimentos humanos, visando avaliar o desempenho físico de pacientes submetidos ao condicionamento físico. Serão analisados movimentos os quais serão quantificados a partir de equipamentos já existentes como eletromiógrafos, acelerômetros, células de carga e sistemas de cinemetria. Os dados obtidos serão correlacionados com a resposta clínica do paciente. Serão desenvolvidos algoritmos de processamento à partir de dados obtidos à partir de diversos equipamentos.Diagnóstico Utilizando EEG-EMG-ECG-VFC
Descrição: Monitoramento de alterações de processos fisiológicos.Educação Digital em Saúde
Descrição: Processos, Técnicas e Métodos Digitais aplicada ao Ensino-Aprendizagem em Saúde.EDUTECH SQUAD
Descrição: A educação é fundamental no desenvolvimento infantil, e a escolha da escola adequada é uma preocupação constante para os pais, principalmente quando se trata de crianças com deficiência, especialmente deficiência intelectual. Nesse contexto, a pesquisa propõe o desenvolvimento de uma plataforma online que auxilie os pais na escolha de escolas, considerando metodologias de ensino, relacionando-as às necessidades específicas de crianças com deficiência. Utilizando a stack MEAN, a plataforma EduTech abrange as metodologias de ensino Tradicional, Espiral Construtivista, Montessori, Waldorf e Pikler, incluindo escolas particulares e municipais de São José dos Campos. Um método pedagógico personalizado, baseado nas demandas individuais do aluno, visa ampliar oportunidades de desenvolvimento e sucesso acadêmico, contribuindo para o futuro educacional e bem-estar das crianças com deficiência. Para ajudar os pais na escolha da escola para seus filhos, a plataforma Edutech será implementada, utilizada, divulgada e oferecida por diferentes “stakeholders” responsáveis e envolvidos em estratégias educacionais, assimcomo seus usos, incluindo escolas particulares e municipais e seus representantes, o governo e o Parque de Inovação Tecnológica. A plataforma EduTech busca facilitar um processo de tomada de decisão positivo, alinhando a escolha aos valores familiares e às necessidades do aluno. O acesso à plataforma EduTech representa um recurso valioso para auxiliar pais na escolha da escola ideal, promovendo a qualidade da educação desde os primeiros anos escolares.Eletrofisiologia Cardíaca: Métodos de Estudo de Arritmias e Cardioproteção
Descrição: Neste projeto pretende-se realizar o desenvolvimento de técnicas e instrumentos baseados em eletrocardiografia visando estudar mecanismos geradores de arritmias e cardioproteção in vitro ou ex vivo. Na pesquisa serão obtidos dados que possam ser extrapolados para compreensão de arritmias e cardioproteção em humanos, bem como para a aplicação adequada da instrumentação cardíaca.Ferramentas Computacionais e Estatísticas Aplicadas em Diagnóstico e Saúde Pública
Descrição: A área da Saúde Pública exige o desenvolvimento multidisciplinar de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, bem como desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para a análise de dados e melhoramento de processos que visem a tomada de decisão estratégica. Dados disponibilizados através de sistemas de saúde (privados e públicos) serão usados no desenvolvimento de ferramentas (softwares) para gerenciamento e controle da informação e tomada de decisão.Identificação de Alterações Bioquímicas em Hemoglobina Através da Espectroscopia Raman
Descrição: A presente proposta tem por objetivo desenvolver a espectroscopia Raman dispersiva no infravermelho (1064 nm) como uma metodologia rápida e de custo reduzido de avaliação de hemoglobina, visando identificar as alterações falciformes HbS da hemoglobina no sangue. A maior contribuição científica da proposta será o desenvolvimento de uma metodologia rápida e de custo reduzido de diagnóstico, haja vista que a técnica Raman possui especificidade molecular, ou seja, é capaz de identificar as alterações decorrentes da produção da HbS, ou seja, a troca dos aminoácidos ácido glutâmico pela valina na síntese da cadeia hemoglobínica Esta modificação na cadeia de aminoácidos, embora pequena, parece alterar significativamente o espectro Raman da HbS em comparação da HbA. A técnica atualmente utilizada é baseada na eletroforese, que possui custo relativamente alto mesmo para realizações em grande escala, porém a maior desvantagem reside no tempo de obtenção da informação de diagnóstico, é de cerca de 20 minutos, além das etapas de preparação da amostra com solução tampão TEB.Inteligência Artificial em Medicina e Saúde
Descrição: Este projeto objetiva obter sistemas e modelos, extrair conhecimento em ciência de dados atuando em modelagem, sistemas de suporte a decisão, controle, simulação, automação, análise de padrões, análise de risco, indicadores, diagnóstico de sinais e sintomas, de síndrome, de nosologia, de etiologia, desfechos, prognósticos, conduta terapêutica, e desempenho físico pela manipulação de informações qualitativas (heurística), de informações quantitativas (dados), ou híbrida.Métodos Diagnósticos em Medicina Translacional
Descrição: Identificação de possíveis biomarcadores urinários para hipertensão e diabetes gestacional, através de estudo de melatonina e angiotensinogênio urinários como novos biomarcadores, preditivos da doença, que estejam presentes e mensuráveis em urina de mulheres grávidas. Hipótese de uma possível ativação do sistema renina angiotensina intrarrenal, e uma produção de melatonina comprometida no diabetes gestacional ou na hipertensão. Sugere-se uma razão de angiotensinogênio-melatonina-creatinina para identificação de diabetes gestacional ou hipertensão.Métodos Terapêuticos em Medicina Translacional
Descrição: A pressão arterial e a frequência cardíaca são os sinais vitais mais importantes no diagnóstico de doenças. Tanto a pressão arterial quanto a frequência cardíaca são caracterizados por um elevado grau de variabilidade a curto prazo, a médio e a longo prazo dia e noite, bem como em relação aos meses e anos. O estudo de novos algoritmos matemáticos para avaliar a variabilidade dos parâmetros cardiovasculares tem um elevado potencial para o desenvolvimento de novos métodos para a detecção precoce de doença cardiovascular e para estabelecer um diagnóstico diferencial com possíveis consequências terapêuticas.Nebulizador de Medicamentos Portátil
Descrição: O nebulizador de medicamentos portátil foi projetado para ser instalado diretamente na cabeça do usuário. Dotado de bateria e um reservatório de líquidos ele pode acompanhar o usuário nos seus deslocamentos diários com autonomia de 4 horas.Patofisiologia e Farmacologia das Doenças Cardiovasculares
Descrição: Neste projeto pretende-se desenvolver novas abordagens diagnósticas para doenças cardiovasculares e metabólicas, visando o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos voltados para o restabelecimento das funções cardíacas.Terapia Fotodinâmica – Síntese de Fotofármacos, Mecanismos Fotoquímicos e Fotofísicos
Descrição: Estudo, desenvolvimento e caracterização óptica de diferentes drogas sensitizadoras aplicadas em sistemas biológicos, objetivando obter efeito letal sobre as células cancerígenas e sobre tecidos biológicos com alterações patológicas, uma vez irradiadas por fontes luminosas do tipo laser ou LED, assim como o estudo da fotoinibição de microrganismos.Bolsas de Estudos
Bolsa Institucional da Pós-Graduação – Mestrado
Tipologia
• Egressos UAM (40%)
• Egressos Anima (20%)Perda do Benefício (constante no Termo de Compromisso de Bolsa):
• Trancamento, transferência, inadimplência na rematrícula ou desistência do curso.
• Informações fraudulentas
• Insuficiência do desempenho acadêmico (reprovação em mais de uma disciplina).
• Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA (não cumprimento do cronograma de pesquisa e não entrega do relatório semestral).Bolsas integrais ou 50% para professores e funcionários da IES: são agenciadas pelo setor de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi.
Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGEBM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim que segue os critérios da CAPES.
Outras opções para solicitação de bolsas para cursar o Mestrado dependerão de condições específicas que podem ser esclarecidas pelos sites das instituições de fomento como CNPq e FAPESP.
Bolsa Institucional da Pós-Graduação – Doutorado
Tipologia
• Egressos UAM (40%)
• Egressos Anima (20%)Perda do Benefício (constante no Termo de Compromisso de Bolsa):
• Trancamento, transferência, inadimplência na rematrícula ou desistência do curso.
• Informações fraudulentas
• Insuficiência do desempenho acadêmico (reprovação em mais de uma disciplina).
• Avaliação, não satisfatória, do orientador quanto ao desempenho do bolsista no PAA (não cumprimento do cronograma de pesquisa e não entrega do relatório semestral).Bolsas integrais para professores e funcionários da IES: são agenciadas pelo setor de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi.
Bolsas CAPES-PROSUP: O PPGEBM da Anhembi Morumbi é beneficiado pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares que apoia as Instituições Particulares de Ensino Superior com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo. O número de bolsas nessa modalidade é limitado (a critério da CAPES) e a distribuição das bolsas é feita entre os alunos devidamente matriculados no Programa, inscritos por meio de Edital específico para este fim que segue os critérios da CAPES.
Outras opções para solicitação de bolsas para cursar o doutorado dependerão de condições específicas que podem ser esclarecidas pelos sites das instituições de fomento como CNPq e FAPESP.
Bolsa CAPES/PROSUP
Edital 2025/1– Processo de Seleção para Concessão de Bolsas Institucionais da CAPES Mestrado em Engenharia Biomédica 1º semestre de 2025.
Clique aqui e veja o resultado da seleção
Edital 2024/3– Processo de Seleção para Concessão de Bolsas Institucionais da CAPES Mestrado em Engenharia Biomédica 2º semestre de 2024
Clique aqui e veja o resultado da seleção.
Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Docentes
Autoavaliação e Avaliação do Programa
Confira nossa autoavaliação e avaliação PPGEBM
Planejamento Estratégico
Confira o nosso planejamento estratégico PPGEBM
PDI, Regimento e Portarias
PDI da Universidade Anhembi Morumbi
Regimento do PPGEBM
Confira o Regimento do PPG EBM
Portarias do PPGEBM
Portaria Nº 1 2025 – Comissão Doutorado Sanduíche 2025
Portaria Nº 1 2024 – Comissão Avaliação Melhor Tese 2023
Portaria Nº 2 2024 – Comissão Doutorado Sanduiche 2024
Portaria Nº 3 2024 – Banca Examinadora Professor Doutor
Portaria Nº 4 2024 – Comissão Ferramentas de IA para Dissertações e Teses
Portaria Nº 1 2023 – Comissão Bolsas CAPES/PROSUP
Portaria Nº 2 2023 – Coordenação Estágio Docente
Portaria Nº 3 2023 – Avaliadores Exames de Proficiência – espanhol e inglês
Portaria Nº 4 2023 – Comissão Regimento do Programa
Portaria Nº 5 2023 – Comissão de Planejamento Estratégico
Portaria Nº 1 2022 – Comissão Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docentes
Portaria Nº 1 2021 – Comissão Critérios Exames de Proficiência
Infraestrutura
Confira aqui as informações sobra a Biblioteca
Confira aqui as informações sobre os nossos Laboratórios
E-book
Conheça o E-Book com informações acadêmicas, curriculares e de estrutura e atividades do PPGEBM-UAM.
Confira o e-book do PPGEBM-UAM
Processo Seletivo
Processo Seletivo Discente 2025.2
Mestrado
Valor da inscrição: Isento
Valor total do curso: até 36x de R$1.094,73
Bolsa de 40% para egressos: até 36x de R$ 656,84
Bolsa incentivo à pesquisa (30%) já incluso nos valores acima.*Consulte condições especiais para colaboradores Ânima, para empresas conveniadas e para pagamento à vista.
Local: CITÉ – Parque Tecnológico de São José dos Campos
Horário de aulas: integral
Consultar o Programa de Bolsas de Estudo no Edital de SeleçãoConfira o Edital EBM Mestrado PSD 2025.2
(*) Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.
Doutorado
Valor da inscrição: Isento
Valor total do curso: até 60x de R$1.556,05
Bolsa de 40% para egressos: até 60x de R$ 933,63
Bolsa incentivo à pesquisa (30%) já incluso nos valores acima.*Consulte condições especiais para colaboradores Ânima, para empresas conveniadas e para pagamento à vista.
Local: CITÉ – Parque Tecnológico de São José dos Campos
Horário de aulas: integral
Obs.: Consultar o Programa de Bolsas de Estudo no Edital de SeleçãoConfira o Edital EBM Doutorado PSD 2025.2
(*) Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.
Cronograma – 2º Semestre de 2025
•Inscrições: 15 de abril de 2025 a 27 de julho de 2025
•Seleção: 28 de julho a 04 de agosto 2025
•Resultado: 06 de agosto de 2025
•Pedido de recurso: 06 e 07 de agosto de 2025.
•Assinatura do contrato e pagamento da matrícula: 08 a 15 de agosto de 2025
•Início das aulas: 18 de agosto de 2025
Bolsa Docente
Dissertações e Teses
Orientações referentes a qualificação, dissertação ou tese
Agendamento de qualificação (mestrado / doutorado):
O(a) aluno(a) deverá preencher, em conjunto com seu orientador, o formulário abaixo e entregar na secretaria do curso juntamente com os exemplares da dissertação/tese:
• RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO – MESTRADO – FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO
• RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO – DOUTORADO – FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO
Prazo: 30 dias antes da data prevista da qualificaçãoAgendamento de defesa de dissertação/tese:
O(a) aluno(a) deverá preencher, em conjunto com seu orientador, o formulário abaixo e entregar na secretaria do curso juntamente com os exemplares da dissertação/tese:
• FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE DISSERTAÇÃO
• FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE TESE
Prazo: 30 dias antes da data prevista da defesa.Normas de Editoração de Dissertação e Tese (ABNT):
• NORMA-REGULAMENTO: DISSERTAÇÃO
• NORMA-REGULAMENTO: TESE
• NORMAS-ABNTProcedimentos após defesa:
• Procedimentos após Apresentação de Dissertação
• Procedimentos após Defesa de Tese
• CARTA DE ANUÊNCIA
• Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital da UAMDissertações e Teses 2024
DISSERTAÇÕES
DISPOSITIVOS DE OSCILAÇÃO DE ALTA FREQUÊNCIA DA PAREDE TORÁCICA – HFCWO: PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS SOBRE EFICÁCIA, TENDÊNCIAS E ESTRUTURA REGULATÓRIA.
Autor: Admilson Marin
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3 e 9DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO EM IMPRESSÃO 3D PARA HEMOSTASIA CIRÚRGICA NA CASTRAÇÃO DE GATAS
Autor: LUCIANA ATAYDE DA HORA
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de Lima
ODS 3 e 9AVALIAÇÃO DE NOVOS PROTOCOLOS, UTILIZANDO ULTRASSOM E OZÔNIO, PARA REMOÇÃO DE TATUAGENS EM MODELO ANIMAL
Autor: ANGELICA ALMEIDA LUPATELLI
Orientação: Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Mélo
ODS 3ESPECTROSCOPIA RAMAN APLICADA A ANÁLISE DE CREATINA E FOSFATO EM URINA DE ATLETAS PRÉ E PÓS-TREINO
Autor: LETÍCIA CRISTINE DE SIQUEIRA SANTOS
Orientação: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco
ODS 3TÉCNICA DE OZONIZAÇÃO PARA TRATAMENTO ANTI-PARASITÁRIO EM CÃES
Autor: ALINE OLIVEIRA DOS SANTOS
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de Lima
ODS 3APLICATIVO MÓVEL PARA GESTÃO DE MEDICAMENTOS INDICADOS A USUÁRIOS COM BAIXA LITERACIA DIGITAL
Autor: PETERSON BOONE ANTONIO
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3 e 9MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA COM BIOMARCADORES PARA AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL PÓS INFARTO DO MIOCÁRDIO
Autor: LUANA LORENA MOREIRA
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3 e 9EVIDÊNCIAS DA VIABILIDADE DA ALDOSTERONA COMO MARCADOR EM DOENÇAS CARDÍACAS: UMA ABORDAGEM DE TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM BIOINFORMÁTICA E BANCO DE DADOS
Autor: LUCAS SALGADO REZENDE DE MENDONÇA
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3SÍNTESE E INTERNALIZAÇÃO DE FOTOSSENSIBILIZADORES MCHC-CHLORIN SOBRE TRICHOPHYTON RUBRUM
Autor: MARIANE WEKED MONTEIRO LOPES
Orientação: Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes
ODS 3 e 9
TESES
ESTUDO DE MODULAÇÃO ÓPTICA ATRAVÉS DO FENÔMENO DE AGREGAÇÃO MOLECULAR DO CORANTE AZUL DE ORTO-TOLUIDINA
Autor: FERNANDO JOSE HABIB MORAES
Orientação: Prof. Dr. Egberto Munin
ODS 9INFORMÁTICA MÉDICA APLICADA À SAÚDE DO IDOSO
Autor: MARCELO PEREIRA DE LIMA
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3 e 9USO DA TERMOGRAFIA NO DISTURBIO MINERAL ÓSSEO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE
Autor: MONICA KARLA VOJTA MIRANDA
Orientação: Prof. Dr. Leandro Procópio Alves
ODS 3TRIAGEM DE NEOPLASIAS EM SORO CANINO POR MEIO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN ASSOCIADA A ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Autor: DANIELA FRANCO LOPES FREDIANI
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior
ODS 3COMPRIMENTO TELOMÉRICO E ÍNDICE CARDIOMETABÓLICO COMO BIOMARCADORES
ASSOCIADOS AO FENÔMENO INFLAMMAGING, OBESIDADE E DINAPENIA EM HOMENS IDOSOS
Autor: RAFAEL LEITE CARVALHO
Orientação: Profa. Dra. Adriana Sarmento de Oliveira Cruz
ODS 3TÉCNICA DE DESEPITELIZAÇÃO DA MEMBRANA AMNIÓTICA HUMANA UTILIZANDO ULTRASSOM E ÁGUA OZONIZADA EM FLUIDO DINÂMICO
Autor: FRANCISCO DIMITRE RODRIGO PEREIRA SANTOS
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3 e 9NOVO PROTOCOLO COM ÁGUA OZONIZADA PARA LIMPEZA E DESINFECÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Autor: IRINEIA DE OLIVEIRA BACELAR SIMPLICIO
Orientação: Prof. Dr. Leandro Procópio Alves
ODS 3EFEITOS DA ACUPUNTURA A LASER NAS FUNÇÕES METABÓLICAS DE PESSOAS SEDENTÁRIAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO
Autor: HENRIQUE MANOEL DE A MARTINS
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro
ODS 3TRANSIÇÃO DO INCONSCIENTE PARA O CONSCIENTE PELA DETECÇÃO DE PADRÕES TEMPORAIS EM TAREFAS DE VIGILÂNCIA: UMA ADAPTAÇÃO DO TESTE DO RELÓGIO DE MACKWORTH
Autor: GUARACI LIMA DE MORAIS
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3DIFERENCIAÇÃO DE SANGUE TOTAL DE HOMENS E MULHERES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA, ANTES E APÓS HEMODIÁLISE, POR ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: CATARINA RODRIGUES DA SILVA
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior
ODS 3Dissertações e Teses 2023
DISSERTAÇÕES
DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIE METÁLICA PERTENCENTE A UM PORTA INSTRUMENTAL CLÍNICO CIRÚRGICO UTILICANDO A ÁGUA OZONIZADA
Autor: Cíntia Rodrigues de Oliveira Benedicto
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de LimaUTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA DIFERENCIAÇÃO DE ESPECTROS RAMAN PARA DIAGNÓSTICO DECÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA
Autor: Daniel Serodio Durigan
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior
ODS 3 e 9EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO NAS FUNÇÕES COGNITIVAS E COMPORTAMENTO MOTOR NA DOENÇA DE PARKINSON
Autor: Melina Paula Sales
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3TÉCNICA EM AÇÃO COMBINADA UTILIZANDO ÁGUA OZONIZADA CORRENTE E ULTRASSOM PARA DESINFECÇÃO DE INSTRUMENTAL CIRÚRGICO
Autor: Tatiana Regina de Oliveira Heinzelmann
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3 e 9INVESTIGAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS BIOQUÍMICAS DA SALIVA APÓS UM PROCEDIMENTO QUIROPRÁTICO USANDO ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: Daniel Lopes Ometto
Orientação: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco
ODS 3AVALIAÇÃO DE FIBRA CAPILAR HUMANA APÓS APLICAÇÃO DE ÓLEO OZONIZADO A PARTIR DE FT-IR: ESTUDO IN VITRO
Autor: Getúlio de Castro Lima
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE NEURAL ARTIFICIAL PARA APOIO NO DIAGNÓSTICO DE PARKINSON ATRAVÉS DE ANÁLISES DE HEMOGRAMA
Autor: Fernando Pereira Alves de Araújo
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3 e 9APRIMORANDO A SELEÇÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PLATAFORMA DIGITAL ONLINE COM INTEGRAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
Autor: Ana Flávia de Andrade da Silva
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 4TESES
FOTOBIOMODULAÇÃO NO TRATAMENTO DA PNEUMONIA COMUNITÁRIA
Autor: Pâmela Camila Pereira
Orientação: Prof. Dr. Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde
ODS 3 e 9ESTUDO DAS ALTERAÇÕES SANGUÍNEAS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS SAUDÁVEIS E ONCOLÓGICOS VISANDO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER UTILIZANDO A ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: Ana Mara Ferreira Lima
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior
ODS 3OZONIZAÇÃO COMO TECNOLOGIA PARA O CONTROLE DE CARRAPATOS
Autor: Raphael Andrade de Castro
Orientação: Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Melo
ODS 3 e 9SÍNTESES, FOTOFÍSICA E ATIVIDADE FOTODINÂMICA DE MCHC-CLORINA EM CANDIDA ALBICANS
Autor: José Alexandre da Silva Júnior
Orientação: Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes
ODS 3 e 9FENÔMENO DE MODULAÇÃO TERMO-ÓPTICA NO CORANTE AZUL DE METILENO UTILIZADO EM TERAPIA FOTODINÂMICA
Autor: Fernando Torres Coimbra de Sá Balbina
Orientação: Prof. Dr. Egberto Munin
ODS 9IDENTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS EM AMOSTRAS DE COÁGULOS SANGUÍNEOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS ATRAVÉS DA ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: Camila Ribeiro Daniel
Orientação: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco
ODS 3Dissertações e Teses 2022
DISSERTAÇÕES
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO GÁS OZÔNIO EM FIBRA CAPILAR HUMANA: UM ESTUDO PRELIMINAR IN VITRO
Autor: Pedro Augusto Laurindo Igreja Marrafa
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de Lima
ODS 3DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA USO EM ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR: “TORNIQUETE RÁPIDO”
Autor: Roger William Freire Ronconi
Orientação: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo Osório
ODS 3 e 9TERMOGRAFIA APLICADA AO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: PROPOSTA DE UMA NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA
Autor: Adriano Ribeiro Ortiz
Orientação: Prof. Dr. Leandro Procópio Alves
ODS 3 e 9EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO CEREBRAL VIA TÚNEL SUPRAORBITAL
Autor: Elaine Cristina Guimarães
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro
ODS 3 e 9ESTUDO DOS PROCESSOS FOTOINDUZIDOS DE EXTRATOS DO Brosimum Gaudichaudii EM CREME DERMATOLÓGICO
Autor: Valéria Maria de Souza Antunes
Orientação: Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes
ODS 9AVALIAÇÃO DO EFEITO MICROBICIDA DE UMA EMULSÃO OZONIZADA E ANÁLISE ATRAVÉS DE FT-IR
Autor: Melissa Zuccolotti Soares
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3 e 9CIRCUITO FLUIDO-DINÂMICO UTILIZANDO BOMBA E INJETOR VENTURI PARA A OZONIZAÇÃO DO ÓLEO DE GIRASSOL, ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA
Autor: Camila Santos de Oliveira
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de Lima
ODS 9ANÁLISE BIOMECÂNICA DA POSTURA ANTERIOR DA CABEÇA CAUSADA PELO USO PROLONGADO DE CELULARES
Autor: Thais Homem de Melo Cambuy
Orientação: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo Osório
ODS 3QUANTIFICAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL E MOTOR EM IDOSOS COM A DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS A ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (ETCC)
Autor: Shirley Ferreira Campos
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3SISTEMA FUZZY PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO GLICÊMICO BASEADA NA GLICEMIA EM JEJUM E HEMOGLOBINA GLICADA (HbA1c) NA ANÁLISE DE RISCO E GRAVIDADE DE DIABETES TIPO 2
Autor: Fábio Gonçalves
Orientação: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo Filho
ODS 3 e 9ANÁLISE ANATOMOFUNCIONAL CRÂNIO CERVICAL NO PLANO SAGITAL E FRONTAL E VIA AÉREA FARÍNGEA EM CRIANÇAS RESPIRADORES BUCAIS
Autor: Marceli de Campos Romeiro Geraldo
Orientação: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo Osório
ODS 3TESES
DESINFECÇÃO DE MEMBRANA AMNIÓTICA HUMANA A PARTIR DE UM SISTEMA HIDRODINÂMICO DESENVOLVIDO COM ÁGUA OZONIZADA
Autor: Sílvia Móbille Awoyama
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3 e 9EFEITOS AGUDOS DA APLICAÇÃO DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NO DESEMPENHO NEUROMUSCULAR DE ATLETAS DE LUTAS: JIU-JÍTSU E BOXE
Autor: Rodrigo Cunha de Mello Pedreiro
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3DINÂMICA DA GLICOSE SANGUÍNEA DURANTE CONTRAÇÕES MUSCULARES CONCÊNTRICAS E EXCÊNTRICAS
Autor: Jean Donizete Silveira Taliari
Orientação: Prof. Dr. Egberto Munin
ODS 3TÉCNICA DE OZONIZAÇÃO: EFEITOS SOBRE OS PARÂMETROS BIOLÓGICOS E ANÁLISE LIPÍDICA DO CORPO GORDUROSO DE Rhipicephalus B. microplus
Autor: Thaylon Fernando Bonatti Figueiredo
Orientação: Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Mélo
ODS 3DIAGNÓSTICO DE PACIENTES DIABÉTICOS E HIPERTENSOS A PARTIR DA ANÁLISE DA URINA VIA ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: Elzo Everton de Sousa Vieira
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Moretti
ODS 3 e 9FOTOBIOMODULAÇÃO COM LEDs INFRAVERMELHO E VERMELHO NO TRATAMENTO DA TENDINOPATIA DO MANGUITO ROTADOR: REDUÇÃO DA DOR E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DO OMBRO
Autor: João Pedro Scaldaferri Martins
Orientação: Prof. Dr. Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde
ODS 3FOTOBIOMODULAÇÃO TRANSCRANIANA (FBMTC) APLICADA À DOENÇA DE ALZHEIMER – MODELO EM RATOS
Autor: Débora Alicia Buendia Palacios
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro
ODS 3AVALIAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E SEUS SUBTIPOS MOLECULARES ATRAVÉS DA ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: Alexandre Santos Melitto
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior
ODS 3Dissertações e Teses 2021
DISSERTAÇÕES
AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE DA DOENÇA DE PARKINSON BASEADO NA LÓGICA FUZZY
Autor: José de Oliveira Malheiro Netto
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3 e 9BIOMARCADORES AUTÔNOMOS CARDÍACOS DA HIDROTERAPIA MONITORADOS PELA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA (VFC) DURANTE O TRABALHO DE PARTO
Autor: Raquel Aparecida Dias
Orientação: Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos Baltatu
ODS 3PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) DE BIOMARCADORES URINÁRIOS PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DIABETES GESTACIONAL E HIPERTENSÃO
Autor: Gabriele Ribeiro Valias
Orientação: Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos Baltatu
ODS 3 e 9ÍNDICES DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA COMO POSSÍVEIS BIOMARCADORES PARA A GRAVIDADE DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO APÓS PERDA PERINATAL
Autor: Cláudia de Faria Cardoso
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu
ODS 3 e 9ANÁLISE DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA DOENÇA DE PARKINSON ASSOCIADO A PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS PADRONIZADOS
Autor: Ana Carolina Brisola Brizzi
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto Neto
ODS 3O USO DO GÁS OZÔNIO E BAIXA PRESSÃO NA INATIVAÇÃO DEStaphylococcus aureus EM AGULHAS DE SUTURA
Autor: Vera Lucia Taba Sumida
Orientação: Prof. Dr. Antonio G. J. Balbin Villaverde
ODS 3 e 9AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO GÁS OZÔNIO INTRAVESICALNA CISTITE INTERSTICIAL/SÍNDROME DA BEXIGADOLOROSA ATRAVÉS DO ÍNDICE DE O’LEARY-SANT EPARÂMETROS URODINÂMICOS
Autor: Maria Verônica de Araújo Pires
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes Morett
ODS 3SÍNTESE DE NOVOS FOTOSSENSIBILIZADORES ESTERICAMENTE IMPEDIDOS DE AUTO-AGREGAÇÃO DERIVADOS DE MALEIMIDAS N-SUBSTITUÍDAS
Autor: Agnes Cecheto Trindade
Orientação: Prof. Dr Adjaci Uchoa Fernandes
ODS 3 e 9TESES
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ANALÍTICO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN PARA A DETERMINAÇÃO SÉRICA DE COMPONENTES BIOQUÍMICOS
Autor: Stella Giansante
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior
ODS 3Dissertações e Teses 2020
DISSERTAÇÕES
ANÁLISE LINEAR E NÃO LINEAR DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA NO REPOUSO E EM RESPOSTA AO EXERCÍCIO ISOMÉTRICO EM IDOSOS ATIVOS E SEDENTÁRIOS COM ÊNFASE NA SÍNDROME DA FRAGILIDADE
Autor: DANIELE BASTOS RUIVO
Orientação: Profa. Dra. Adriana SarmentoAVALIAÇÃO DA RESPOSTA TÉRMICA PÓS ESTÍMULOS MECÂNICO, ÓPTICO E TÉRMICO, EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS, POR TERMOGRAFIA
Autor: LEANDRO DE LIMA AZEVEDO
Orientação: Prof. Dr. Leandro Procópio AlvesEFEITO METABÓLICO INDUZIDO POR ACUPUNTURA AVALIADO POR TERMOGRAFIA E BIOIMPEDÂNCIA RYODORAKU
Autor: HENRIQUE MANOEL DE ARAUJO MARTINS FILHO
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroANÁLISE DO SISTEMA OPERACIONAL DE GESTÃO DE RECURSOS SIRE EM SAÚDE
Autor: CYNTHIA IASMIM SOARES BUENO
Orientação: Profa. Dra. Luciana Ap. Campos BaltatuANÁLISE DE ALTERAÇÕES MOLECULARES EM AMOSTRAS DE ÓLEO DE SOJA OZONIZADO E NÃO OZONIZADO UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA RAMAN NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO
Autor: ANDERSON BARBOSA GALVAO
Orientação: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares PachecoANÁLISE BIOMECÂNICA DA ARTICULAÇÃO COXOFEMORAL PARA CLASSIFICAÇÃO DO DESEMPENHO DE CORRIDA EMPREGANDO A LÓGICA DIFUSA
Autor: VANESSA CARDOSO MALTA RIBEIRO
Orientação: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoSISTEMA UTILIZANDO ÁGUA OZONIZADA PELO MÉTODO HIDRODINÂMICO PARA A DESINFECÇÃO DE COLONOSCÓPIO
Autor: MAYCON CRISPIM DE OLIVEIRA CARVALHO
Orientação: Prof. Dr. Carlos José de LimaDIAGNÓSTICO DA COVID-19 EM SORO HUMANO USANDO ESPECTROSCOPIA RAMAN
Autor: ANA CRISTINA CASTRO GOULART
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroSÍNTESE E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE MALEIMIDAS
Autor: EDSON CONRADO LUZ
Orientação: Prof. Dr. Adjaci Uchoa FernandesAVALIAÇÃO DIFUSA DO ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS UTILIZANDO MEDIDAS E INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS
Autor: ELIZABETH BARBOSA GALVÃO
Orientação: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoMODELAGEM MATEMÁTICA PARA A DOENÇA COVID-19 NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, BRASIL
Autor: EMELY FLORES SOARES
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoANÁLISE DO CONTROLE DE FORÇA E VARIABILIDADE DA TAREFA MOTORA POR DINAMOMETRIA DA PREENSÃO MANUAL DE IDOSOS SUBMETIDOS A DIFERENTES PROTOCOLOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Autor: WELLINGTON PEDROSO ESTEVAM DE AMORIM
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoTESES
AVALIAÇÕES DE ALTERAÇÕES INDUZIDAS PELO TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS, ATRAVÉS DA TERMOGRAFIA E ANÁLISE BIOQUÍMICO
Autor: HENRIQUE MENEZES TOUGUINHA
Orientação: Prof. Dr. Rodrigo Alexis Lazo OsórioUSO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO BIOQUÍMICA DE TECIDOS NORMAIS E TUMORAIS DO CÉREBRO HUMANO VISANDO DIAGNÓSTICO
Autor: RICARDO PINTO AGUIAR
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorDissertações e Teses 2019
DISSERTAÇÕES
EFEITO DO USO DE MEIAS CONTENDO NANOPARTICULADO CERÂMICO NO CONTROLE DE EDEMA DE MEMBROS INFERIORES
Autor: Alcione Angélica dos Santos Sakugawa
Orientação: Prof. Dr. Egberto MuninSISTEMA DIFUSO DE SUPORTE À DECISÃO PARA RISCO DE ÓBITO NEONATAL
Autor: Caroline Magenis Desidério Xesquevixos
Orientação: Prof. Dr. José Ernesto de Araújo FilhoDESENVOLVIMENTO DE SISTEMA HIDRODINÂMICO PARA A OZONIZAÇÃO DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Autor: Maria Katiana Salomão
Orientação: Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva MéloTESES
TERAPIA LED TRANSCRANIANA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO
Autor: Ana Maria Costa Carneiro
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroDissertações e Teses 2018
DISSERTAÇÕES
Avaliação Comparativa de Técnicas de Análise de Rugosidade Mecânica e Óptica em Dentes Bovinos Submetidos ao Clareamento com Ozônio à Diferentes Procedimentos Oxidantes
Autor: Leiliane Conceição Pinto Moita
Orientação: Profa. Dra. Adriana Barrinha Fernandes MorettiEspectroscopia Raman aplicada na observação de princípios ativos de repelentes de insetos e protetores solares na pele
Autor: Michele Marin da Costa
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorTecnologia da Informação e comunicação como ferramenta facilitadora a adesão ao tratamento – um estudo de viabilidade
Autor: Eric Grig Kirschner
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuFrequência cardíaca fetal como possível preditor para status ácido-base e APGAR do neonato
Autor: Thâmila Kamila de Souza Medeiros
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuEfeito da Fototerapia (LED) sobre o Lactato Sanguíneo
Autor: Clayton Gomes da Silva
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro ZângaroTESES
Atividade Fotodinâmica Antimicrobiana do Azul de Metileno sobre o Paracoccidioides brasiliensis
Autor: Mário José de Rezende
Orientação: Prof. Dr. Adjaci Uchoa FernandesCaracterização bioquímica de espécies bacterianas patogênicas através da Espectroscopia Raman
Autor: Fernanda Sant Ana de Siqueira e Oliveira
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorDiagnóstico de leucemias agudas através da Espectroscopia Raman e análise discriminante pelos mínimos quadrados parciais
Autor: Adriano Moraes da Silva
Orientação: Prof. Dr. Landulfo Silveira JúniorDiscriminação de lesões não-melanoma a partir de tecidos cutâneos normais Ex Vivo usanto a Espectroscopia Raman e um modelo algorítmico baseado na lógica paraconsistente anotada
Autor: Dorotéa Vilanova Garcia
Orientação: Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares PachecoCaracterísticas e efeitos da música motivacional na variabilidade da frequência cardíaca e nos níveis de lactato sanguíneo durante o exercício físico
Autor: Nathalya de Carvalho Avelino
Orientação: Prof. Dr. Osmar Pinto NetoObesidade e Sindrome Metabólica em Escolares – Screening Clínico Laboratorial
Autor: Priscilla Bueno Rocha Sentalin
Orientação: Prof. Dr. Ovidiu Constantin BaltatuTransferência de massa ozônio-sangue e sua influência em parâmetros hematimétricos
Autor: Henrique Cunha Carvalho
Orientação: Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro
Publicações
Projetos, Produtos e Premiações
Cooperações
Cooperação Nacional com Empresas
Clique aqui e veja as nossas cooperações com empresas nacionais
Cooperação Nacional com Instituições não Acadêmicas
Clique aqui e veja as nossas cooperações com instituições não acadêmicas.
Cooperação Internacional
Clique aqui e veja as nossas cooperações com instituições internacionais.
Notícias e Eventos
Financiamento
Público/Privado
Confira aqui os financiamentos públicos e privados
Egressos
Coordenação
Fale com a coordenação:
Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro – Coordenador do PPGEBM
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba (1981), mestrado – Diplome Detudes Approfondies – Université des Sciences et Techniques Du Languedoc, França (1985) e doutorado em Composants Signaux et Systems – Université des Sciences et Techniques du Languedoc, França (1988). Pós Doutorado pelo MIT, Massachussets Institute of Technology – EUA, 1995. Professor Titular, Pesquisador, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor de Cooperação Internacional da UNIVAP (1990-2008). Professor titular, pesquisador e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unicastelo entre 2009 e 2016, Consultor Ad hoc da Fapesp e CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) – Biênio 2009 / 2010. Presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomedica (SBEB) – Biênio 2013/2014. Representante das Universidades Particulares junto ao FOPROP, Fórum de Pró Reitores de Pesquisa e Pós Graduação, biênio 2015-2016. Atualmente é diretor do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (CITS-CITÉ) do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Coordenador do Programa de Mestrado/Doutorado em Engenharia Biomédica e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi, atuando principalmente nos seguintes temas: laser, diagnóstico óptico de câncer, terapia laser transcraniana e estudos e aplicações do ozônio.
Contato: [email protected], Telefone: (12) 3945-1359
Prof. Dr. Landulfo Silveira Junior – Vice Coordenador do PPGEBM
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba (1993), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (1996) e Doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP (2001). Foi docente/pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (Mestrado/Doutorado) e Bioengenharia (Mestrado) e coordenador de cursos de graduação (Engenharias Elétrica e Biomédica). Foi docente/pesquisador da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), atuando como coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto-sensu) em Bioengenharia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (Mestrado/Doutorado) e de cursos de graduação. É docente/pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi – UAM na área de Engenharia Biomédica. Atua como associado da CITÉ em P&D&I na área de Engenharia Biomédica e Tecnologia em Saúde. É colaborador de grupos de pesquisa da Universidade Santa Cecília. Possui experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos (Principal Component Analysis e Partial Least Squares) e Instrumentação Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de alterações em tecidos e fluidos biológicos utilizando espectroscopia Raman, espectroscopia de fluorescência e refletância difusa e no desenvolvimento de instrumentação biomédica.
Contato: [email protected], Telefone (12) 3945.1359
Área do estudante
Links úteis
Atendimento aos discentes
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Anhembi Morumbi (PPGEBM-UAM) está sediado no Centro de Inovação, Tecnologia e Educação – CITÉ/PIT – Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-016
E-mail do PPGEBM: [email protected]
E-mail da Secretária: [email protected]
Calendário de Aulas
Rematrícula
Procedimento obrigatório para todos os alunos, exceto para quem está em processo de agendamento para banca final.
As instruções para envio do formulário de solicitação de matrícula serão enviadas por e-mail aos discentes até 30 dias antes do início de semestre letivo.
Atenção: Mantenha seus dados atualizados com a secretaria do programa.
Depósito do Relatório de Qualificação
Confira a lista de documentos exigidos para o depósito do relatório de qualificação, etapa obrigatória tanto do mestrado quanto do doutorado:
1. Relatório de qualificação em PDF. (verificar com os membros da banca de avaliação a necessidade da entrega de cópias impressas) – MODELO;
2. Formulário de Encaminhamento de Qualificação – MODELO;
OBSERVAÇÕES: Os documentos devem ser enviados por e-mail (secretaria). O Formulário de Encaminhamento de Qualificação deverá ser completamente preenchido sem rasuras ou lacunas e assinado pelo orientador, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento do Exame de Qualificação só será efetivado após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das demais exigências do Programa. A data para a Banca do Exame de Qualificação deverá ser agendada com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) dias da data do depósito.
Depósito das teses e dissertações
Confira abaixo a lista de materiais e documentos necessários para o depósito da dissertação de mestrado ou tese de doutorado.
Dissertação ou Tese em PDF. (verificar com os membros da banca de avaliação a necessidade da entrega de cópias impressas) – MODELO DISSERTAÇÃO – MODELO TESE;
Formulário de Encaminhamento de Dissertação (MODELO) ou Formulário de Encaminhamento de Tese (MODELO);
Histórico escolar parcial atualizado (via Ulife);
Aprovação CEP, se houver (PDF);
Artigo submetido para publicação (dissertação) ou artigo aceito para publicação (tese).
Confirmação de submissão pela Revista (dissertação)
Somente para bolsistas Capes: Relatório de Atividades de Pesquisa – MODELO.
OBSERVAÇÕES: Os documentos devem ser enviados por e-mail. O Formulário de Encaminhamento de Dissertação ou Tese deverá estar completamente preenchido sem rasuras ou lacunas e com assinatura do orientador, podendo ser recusado pela Secretaria do Programa caso não atenda ao solicitado. O agendamento da Defesa de Dissertação ou de Tese só se efetivará após a entrega dos documentos solicitados e a verificação do cumprimento das demais exigências do Programa. A data para a Banca de Defesa de Dissertação ou de Tese deverá ser agendada com no mínimo 30 (trinta) e no máximo 45 (quarenta e cinco) dias da data do depósito.
Documentos necessários após a defesa
– Tese ou Dissertação em PDF, com ficha catalográfica, de acordo com a Portaria CAPES nº 13, de 15 de fevereiro de 2006;
– Carta de Anuência do(a) Professor(a) Orientador(a) – MODELO;
– Termo de autorização de publicação – MODELO;
– Currículo Lattes Atualizado em PDF;
– Comprovante de depósito no sistema RUNA.
OBSERVAÇÕES: Os documentos acima citados devem ser enviados por e-mail, em até 45 (quarenta e cinco) dias a partir da data da defesa. A Carta de Anuência está em formato de formulário para facilitar o preenchimento e para que não ocorram alterações em seu formato original.
Outros links importantes
Área do Docente
Links úteis
Editais Ânima
Editais para Bolsas de Pesquisa em parceria com o Instituto Ânima
2024
Clique aqui e baixe o Edital 2024 do Instituto Ânima para bolsas destinadas aos docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu2025
Clique aqui e baixe o Edital 2025 do Instituto Ânima para bolsas destinadas aos docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.Edital de Incentivo à participação docente em eventos acadêmicos – 2025
Clique aqui!Edital de Inserção Social 2025.1
Edital
Lista de projetos aprovados